quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A arquitetura unindo pessoas


A arquitetura nos encanta pelos projetos bem planejados, o bom gosto, a criatividade posta no papel e se tornando algo concreto. Ela encanta por si só. Porém, quem são essas pessoas que fazem arquitetura, que estudam arquitetura? Sabemos que sem elas não haveria a beleza arquitetônica que tanto admiramos. Logo, não seria bom conhecer pessoas que partilham do mesmo amor que nós? Que fazem nossa arquitetura existir e não morrer? 


É pensando nisso que pesquisei os encontros de arquitetos e estudantes de arquitetura aqui e no mundo. Há aqueles encontros nacionais (ENEA) e regionais (EREA). Porém, a galera vai muito além! Imagine fazer as malas e partir para um país da América Latina encontrar um pessoal como você, apaixonado por arquitetura. Pois é... Ainda temos o ELEA (Encontro latinoamericano de estudantes de arquitetura)! E o pessoal se desloca mesmo de seu país para algum vizinho num encontro que promete ser pra lá de bom! Bem... Já que eles saem de seus países pra rodar a América Latina nos encontros anuais, por que não rodar o mundo? Contamos ainda com o Congresso Mundial de Arquitetura! Esse é MUNDIAL! Arquitetos e estudantes se encontram movidos por uma só paixão: a nossa querida arquitetura!



Este ano o Congresso Mundial será em Tokyo, o que promete ser maravilhoso! O site já está no ar, com inscrições abertas e vídeo informativo (em inglês). Quem tem a oportunidade de ir, é um programão! 
Agora se você, assim como eu, não desfruta de tanta disponibilidade ($$) assim (hehehe), eu sugiro ir para o ELEA, que este ano será no Chile, nosso vizinho! Bem, é mais viável que ir para o outro lado do mundo! Mas se mesmo assim você não puder ir, aqui vão outros encontros possíveis:


Encontro Nacional 2011
        Interior sem estereótipos. |Cultura, identidade e território|
julho
www.eneabauru2011.org

Encontros Regionais 2011



Do risco ao risco
16 a 23 de janeiro
www.ereaceara2011.com


EREA Sul - Laguna/SC
Antropofagia. Esqueça a consciência enlatada
30 de março a 03 de abril
http://erealaguna.tumblr.com/

EREA São Paulo - Taubaté/SP
Caminhos da Arquitetura
19 a 24 de abril
http://www.ereataubate.blogspot.com/

EREA Leste - Vila Velha/ES
Bricolagem Urbana
20 a 25 de abril
http://www.erea2011vilavelha.blogspot.com/

EREA Centro - Cuiabá/MT
2011° de Calor humano
19 a 23 de maio
http://ereacuiaba.blogspot.com/

Com certeza um destes encontros você poderá ir. Muitos estudantes costumam fechar caravanas em suas cidades e universidades, o que facilita a ida e sai por um preço acessível. Lá a galera se ajeita como dá e todo mundo volta feliz da vida! Os dias prometem ser agitados, com palestras, oficinas e... Muitas fugidinhas pra curtir o local! Bar, festa... E ainda aprendendo coisas novas e conhecendo gente diferente! É galera, vida de arquiteto não é mole não, hein! Hehehe.

Para mais informações, acesse:
  1. XXIV Congresso de Arquitetura em Tokyohttp://www.uia2011tokyo.com/en/
  2. ELEA 2011 - Chile - http://eleaaraucania2011.blogspot.com/

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Vamos falar de... Praia!

Quando penso em praia, a primeira coisa que me vem a mente é sossego e descanso. Ter uma casa na praia deve passar a mesma sensação. Ser integrada com o ambiente que a certa, com bastante ventilação, arejada e aconchegante.

Moro em região oceânica e por aqui o sol não perdoa. Um dos lugares preferidos da minha casa em dias ensolarados é a varandona de entrada, de frente pro gramado (a casa é no final do terreno, sem fundos). Acredito que a varanda tem papel fundamental em regiões como estas. Ali me sinto mais a vontade, vendo o verde a volta e sentindo o ventinho passar... É por aí que devemos começar a pensar. O que realmente há de bom numa região de praia? Quais os prós e contras? Como faço para torná-la mais agradável?
Varandas amplas e ventiladas, área de lazer com o máximo de integração possível entre os moradores, churrasqueira, janelas que proporcionem ventilação adequada aos ambientes, piscina, um bom chuveirão com ducha COM PRESSÃO (por favor!), entre outros. A listagem é infinita quando se trata de uma casa destas. O ideal é planejar bem o projeto e ficar de olho no orçamento, para que seja possível a construção de todos detalhes imprescindíveis em uma casa de praia. Afinal, quem gostaria de morar em uma casa dessas só feita de concreto, com pouca ventilação, sem nenhum verde e sem o chuveirão/piscina depois de um dia inteiro de praia? Ninguém é louco a este ponto!

Para os mais ousados, eu arriscaria dar mais alguns pitecos na construção: sauna junto à piscina ajuda a relaxar e é uma ótima desculpa para reunir os amigos, ainda é ótimo para dar aquela hidratada no cabelo depois da praia (só deixar seu cremezinho a postos, amiga!); gazebo no jardim é uma pedida charmosa e deliciosa nos fins de tarde e noites estreladas. Invista também em um cantinho com mesinha para futuros jantares no jardim, é maravilhoso. Pode até mesmo ser integrada ao gazebo, já vi e aprovei completamente! Um espaço que dê para usar pergolados também ficam ótimos! Eu acho perfeito para lugares como estes, bastante quentes. O pergolado quebra um pouco o sol incidente e ainda pode servir para um belo espaço de leitura, é só por um assento de sua preferência ali embaixo e aproveitar! Trepadeiras no pergolado ficam ótimas para a idéia do 'cantinho de leitura' e ainda dão um frescor maior ao ambiente. Separar um cantinho para um 'spa em casa' também é uma ótima pedida. Não há nada melhor do que um cantinho para se cuidar e fugir da correria do dia-a-dia. E praia sabem como é, dá aquela canseira! Todos os metódos para relaxar são bem vindos, e nada melhor que este! Invista em um ofurô ou hidro e aproveite! Lembrando que o ambiente fica ainda melhor com bom acabamento, aquela iluminação especial... Enfim, ponhamos a criatividade em ação!


Como vimos, existem inúmeras maneiras de se planejar e projetar uma casa de praia. Os estilos vão de cada um, mas há elementos-chave para uma casa de fato completa. O importante, sempre, é adequar estes elementos ao seu estilo de vida, gosto, bolso e aproveitar o verãozão!

Até a próxima! 

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Piscinas Ecológicas - EcoPool





Para os fascinados em paisagismo e na harmonização entre construção e meio ambiente, as piscinas ecológicas dão um banho nas tradicionais piscinas cloradas. Eu particularmente fiquei fascinada com o trabalho minucioso e  belíssimo desse novo apanhado da arquitetura paisagística. 


Além de nos livrarmos da manutenção das piscinas tradicionais, que envolvem bastante química e cloro, temos um melhor visual no paisagismo ao aderirmos a piscina ecológica. Fora as melhoras na pele e no cabelo (que mulher nunca ficou traumatizada com seus cabelos danificados pelo cloro da piscina?). O funcionamento da ecopool é simples: há um sistema com duas áreas de igual volume, uma para o desporto (a piscina propriamente dita) e outra de regeneração, (onde ficam as plantas, substrato, animais e microorganismos), além das bombas e outros equipamentos. A água a ser tratada é bombeada para a área de regeneração, onde é filtrada mecânica e biológicamente ao passar pelo substrato, microorganismos e raízes das plantas. A gravidade é responsável por devolver a água limpa à piscina.



Com essa nova visão de piscinas, podemos ter um verdadeiro oásis em casa e com fácil manutenção, feita de forma natural. Os tamanhos são variados, pelo que vi. Temos desde piscinas pequenas e simples até verdadeiros 'lagos' em casa. Infelizmente ainda não pude ver uma ecopool ao vivo, mas a onda vem chegando ao Brasil aos poucos. Creio que por aqui, na região oceânica de Niterói, já devam ter algumas. Em breve devemos ouvir falar mais destas maravilhosas piscinas! 


Quanto ao custo e empresas que fornecem este tipo de tecnologia, infelizmente não tenho muitas informações. Encontrei alguns projetos de arquitetos e poucas empresas no Brasil, pela internet. Por catálogo ainda não vi nenhuma empresa. Tendo informações, volto a postar. O custo certamente é mais alto que a tradicional, mas é o preço a pagar por tamanha beleza. Esperamos que a ecopool se torne mais conhecida, e quem sabe com um preço mais acessível.



Dúvidas, sugestões e críticas construtivas em 'comentários', logo abaixo!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Andei afastada do blog neste final de ano porque estava de mudança. Minha internet foi religada apenas a 3 dias, uma loucura! E tive formatura, ano novo... Sabem como é.

Felizmente voltei e com boas notícias: o blog mesmo sem divulgação ALGUMA e comigo afastada por todo este tempo, teve acessos! As visitas são extremamente importantes, logo, gostaria de pedir para que os que por aqui passam deixem um comentário abaixo da postagem lida. Pode ser apenas sua opinião sobre o blog, ou mesmo uma crítica, sugestão... Fica a critério do visitante!

Então, por favor, COMENTEM!

Já, já eu volto com novidades!
Um feliz 2011! Que possamos edificar nossas vidas com atos e pensamentos construtivos!

Atenciosamente,
Juliana.